domingo, 8 de fevereiro de 2015

COMO OS MÉDICOS INVENTAM DOENÇAS - PARTE II - OBSTETRÍCIA - PLACENTA BAIXA OU PLACENTA PRÉVIA

Em obstetrícia, temos dois grandes problemas em relação a erros de diagnóstico, um no primeiro trimestre, do qual já falamos: falsas áreas de descolamento ovular; e outros que ocorrem no segundo e terceiro trimestres, os principais são:

- diagnóstico de placenta baixa ou prévia, mas que na verdade está em localização normal;

- diagnóstico de circular de cordão, mas que na verdade é apenas alça de cordão;

- datação errada do tempo de gravidez.


Primeiro falaremos das placentas baixas. Esse é um erro que, apesar de não raro, indica que o profissional é de péssima qualidade. 

É tudo muito simples: Não existe diagnóstico de placenta baixa ou placenta prévia antes da 28a. semana de gravidez (* - VERDADE CIENTÍFICA).

Portanto, se obteve um diagnóstico de placenta baixa ou placenta prévia e tem menos de vinte semanas de gravidez, de preferência, rasgue o exame o mais rápido possível! Saiba que é NORMAL e COMUM (até aproximadamente 20 semanas de gravidez) a placenta estar próxima do orifício interno do colo do útero, ou até mesmo, recobrindo ele! 
Isso não é causa de sangramento, nessa fase! (*VERDADE CIENTÍFICA)

Se você teve o mesmo diagnóstico e está entre 20 e 28 semanas, saiba que o diagnóstico continua ERRADO, pois não se pode, ainda, considerar uma placenta como prévia ou baixa. Na grande maioria das vezes, a placenta vai "migrar" e ficar em inserção normal após 28 semanas de gravidez. 
Nesse caso é NORMAL, mas não é tão COMUM encontrar placentas recobrindo o colo do útero, portanto, merece apenas um exame de controle com 28 semanas.


(*VERDADE CIENTÍFICA) - os locais onde aparecem esse símbolo, indicam que a informação em questão não representa ideologia ou opinião do autor, mas sim, são consideradas como verdades científicas, tendo sido extraídas de revisões sistemáticas (o tipo de evidência científica mais confiável de todos) indexadas nas mais respeitadas bibliotecas de bases de dados do mundo, de onde é extraída toda a informação científica usada na medicina moderna mundial (LILACSIBECSMEDLINEBiblioteca CochraneSciELO ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXCESSO DE TOMOGRAFIAS

Tomografia de abdome total é um exame necessário ou um negócio lucrativo  nas emergências dos grandes hospitais privados do Brasil? ...

MAIS VISITADAS